quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Artigo: CrossFit, o que é na verdade?


CrossFit: o que é na verdade?

Tem havido uma revolução crescente a nível mundial de pessoas que estão realmente preocupadas com o condicionamento físico e não apenas com a aparência. Por todo o mundo elas já perceberam que a melhor maneira de estar em boa forma para o verão é estarem bem condicionadas.

É justamente por isso que surge a seguinte pergunta: o que é CrossFit na verdade?

Conceito de CrossFit


O CrossFit foi fundado pelos ex-ginastas Greg Glassman e Glassman Lauren e utiliza três conceitos para avaliar e chegar ao condicionamento físico. Cada um baseado numa área diferente de conhecimento, para que, no fim, se chegue a um consenso que leva ao método de treino.

O primeiro conceito passa pela compreensão de 10 capacidades ou aptidões físicas, sendo que estas podem ser melhoradas por meio de adaptações neurológicas e/ou orgânicas. São elas:

- Resistência cardiorrespiratória;
- Resistência muscular;
- Força;
- Flexibilidade;
- Potência;
- Velocidade;
- Coordenação;
- Agilidade;
- Equilíbrio;
- Precisão.

Quanto maior a competência nelas, maior é o condicionamento físico, ou seja, um bom programa de treino deve conter exercícios que desenvolvam cada uma destas aptidões físicas.

O segundo conceito baseia-se na execução de qualquer atividade física de maneira aleatória, ou seja, fazer bem feita qualquer tarefa.

Esse modelo sugere que o condicionamento físico pode ser medido pela capacidade de desempenhar bem uma tarefa em relação à maneira como era feita antes ou até mesmo comparada a outras pessoas. Segundo essa ideia, o modelo de treino é o seguinte: exercícios funcionais feitos em alta intensidade e constantemente variados.

O terceiro conceito engloba as três vias metabólicas que geram energia para qualquer tipo de ação física. A primeira, responsável pelas atividades de maior potência, dura aproximadamente 10 segundos; a segunda, que rege as atividades de potência moderada, tem a duração de poucos minutos; já a terceira via, que mobiliza energia, principalmente da gordura armazenada no corpo, permite executar atividades de baixa potência.

Um condicionamento físico total deve, então, promover e desenvolver um treino executado em cada um dos três sistemas de energia, procurando o melhor efeito possível de equilíbrio.

CrossFit e os benefícios na saúde


Dr. Tony Webster, do Pacific Institute for Sports Medicine de Camosun College, em Victoria British Columbia, sugere que o CrossFit pode ser usado “de forma segura e sensata” e encontra algum apoio para o programa de pesquisa acadêmica.

Os editores da PureHealthMD escreveram para a Discovery Health Channel que o CrossFit “equivale a uma melhor preparação e músculos mais fortes numa quantidade razoável de tempo” comparando com a tentativa de “construir músculos e ficar em forma gastando mais de 60 minutos diariamente, vários dias por semana, na academia”.

A sua conclusão foi de que o programa “é um tipo de rotina de exercícios diferente, muito eficiente também para alcançar um maior nível de aptidão física, que não precisa de toda uma série de equipamentos sofisticados, contudo não oferece uma variedade agradável de exercícios para manter o nível de interesse e prestar o desafio necessário para manter o divertimento”.

Jogos de CrossFit


Atletas de todo o mundo competem no concurso anual CrossFit Games, em Aromas, Califórnia, desde 2007. Em julho de 2010, os campeões masculino e feminino ganharam, cada um, 25 mil dólares.

Os jogos são um laboratório para o desempenho humano, que podem sugerir quais as variantes da sua metodologia que trabalham melhor.

Curiosidades no CrossFit


A preparação física CrossFit é o principal programa de treino de força e condicionamento físico usado em muitas academias de polícia, grupos de operações tácticas (como SWAT), unidades de operações especiais do exército americano (como os US Mariners), por campeões de artes marciais e centenas de outros atletas de elite e profissionais pelo mundo.

A especialidade do CrossFit é não ser especializado.


Fonte: www.emforma.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário